A Microsoft anunciou os vencedores da etapa latino-americana da competição Imagine Cup, que premia grandes projetos acadêmicos e possibilita a transformação deles em startups. Na edição deste ano, um estudo brasileiro ficou entre os melhores da América Latina.

Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia realizada em São Paulo na quinta-feira, 24. Ao todo, 183 projetos foram inscritos, e os finalistas foram oito estudos brasileiros, três mexicanos, um argentino e um chileno.

publicidade

O vencedor brasileiro usa a tecnologia para diagnosticar casos oftalmológicos. O ADAM Robô é um projeto do Centro Europeu, em Curitiba, que usa a inteligência artificial para identificar problemas de visão em pacientes. Ele consegue identificar casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada em até 5 minutos a um preço acessível.

publicidade

Além dele, o projeto mexicano Eranoi, um sistema de monitoramento em tempo real dos sinais vitais de um paciente; e o argentino LEXA, que usa a tecnologia do blockchain para armazenar prescrições médicas com objetivo de acesso de informações do paciente em consultas futuras, também foram premiados durante a cerimônia.

Os três projetos agora vão participar da final global da Imagine Cup, que ocorre em julho em Seattle, nos Estados Unidos. O grande vencedor da competição da Microsoft vai levar US$ 100 mil para ajudar no desenvolvimento do projeto, além de ganhar mentoria do CEO da empresa, Satya Nadella.