Parece com uma situação vinda diretamente de um filme: um programador de banco insatisfeito descobre o esquema perfeito para fazer um caixa eletrônico soltar dinheiro de graça.

Porém, essa história é verdadeira: O South China Morning Post e o China’s Daily Economic News relataram que Qin Qisheng, 43 anos, conseguiu sacar mais de 7 milhões de yuans (próximo a $1 milhão de dólares) de um caixa operado pela empresa em que trabalhava, o Huaxia Bank, ao explorar uma brecha ridícula no sistema.

De acordo com relatórios, o sistema do banco não gravava retiradas de dinheiro realizadas por volta da meia-noite- ou seja, o caixa soltava dinheiro sem remover a quantia da conta do usuário. Normalmente, isso enviaria um aviso ao banco de que houve uma falha na transação, mas Qisheng inseriu códigos no sistema que suprimiam esses alertas.

Assim, Qisheng começou a sacar dinheiro em novembro de 2016, mas só em janeiro de 2018, depois de 1.358 saques, o banco descobriu o código mal-intencionado no sistema e levou o caso às autoridades

publicidade

Mas, provavelmente, a parte mais surpreendente dessa história seja a de que o banco não quis continuar prestando acusações depois que o funcionário devolveu o dinheiro. Talvez por medo da má publicidade (aparentemente a brecha já havia sido corrigida), o Huaxia Bank pediu para a polícia abandonar o caso, reportando que tinha aceitado a explicação de Qisheng de que ele estava apenas testando a segurança do sistema da instituição e guardando o dinheiro até que o fosse solicitado.

Entretanto, a corte recusou o pedido do banco, e Qisheng vai enfrentar 10 anos e 6 meses na prisão depois de perder seu recurso. A corte não acreditou no argumento utilizado pelo funcionário, considerando que ele tinha movido o dinheiro para sua conta pessoal ao invés de mover para uma conta simulada no banco. E também, aparentemente, ele estava investindo em algumas ações no mercado.