Os padrões para a tecnologia de internet 5G foram definidos em junho e, desde então, o mercado está numa corrida contra o tempo para embarcar na nova era da internet móvel o mais rapidamente possível. A mais nova concorrente nessa corrida é a Apple.

Segundo uma reportagem do site Fast Company, que cita como fonte pessoas próximas ao assunto e que não quiseram se identificar, a Apple está planejando lançar seu primeiro iPhone com 5G só em 2020. A empresa estaria interessada no modem 8161 da Intel para o dispositivo.

publicidade

Porém, ainda há problemas ténicos com a dissipação de calor usando este chip 5G da Intel, o que teria levado a Apple a considerar a MediaTek como um possível “plano B”. Nenhuma das empresas citadas na reportagem confirmou ou negou a história.

Se essa previsão se confirmar, a Apple pode ser uma das últimas grandes marcas a adotar o 5G. Motorola, LG, Samsung, Xiaomi e Huawei já anunciaram que estão trabalhando em smartphones com suporte à nova rede móvel e prometem lançar produtos já em 2019.

publicidade

No caso de algumas dessas empresas, como a Motorola e a Xiaomi, o celular 5G já existe. É o caso do Moto Z3 e do Mi Mix 3, lançados neste ano e que já chegaram com a promessa de suporte à quinta geração de internet por meio de uma atualização em 2019.

Algumas operadoras nos Estados Unidos, Ásia e Europa também já estão trabalhando nas primeiras redes 5G nesses países, mas nada passou da fase de testes por enquanto. Além do mais, não adianta disponibilizar a rede 5G enquanto não houver celulares compatíveis – e vice-versa.

publicidade

No Brasil, algumas operadoras e empresas de infraestrutura também já vêm realizando testes com os padrões definidos de 5G, mas nenhuma previsão de lançamento foi divulgada até hoje. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda está em fase de consulta pública a respeito de quais frequências de rádio serão eventualmente reservadas para o 5G quando ele chegar ao Brasil.