O primeiro modem 5G do mundo realizou sua primeira conexão com uma rede da quinta geração de internet móvel e parece já estar pronto para equipar smartphones pelo mundo.

O chip em questão é o Qualcomm X50, um modem que foi anunciado em 2016 como o primeiro 5G do mundo, e que só agora realizou sua primeira conexão de dados 5G.

publicidade

Com o X50, a Qualcomm conseguiu atingir velocidades acima de 1 Gbps usando ondas milimétricas em 28 GHz em uma rede 5G experimental. Quando anunciou o X50 no ano passado, a empresa prometeu taxas de transferência de até 5Gbps, mas para essa velocidade ser atingida é preciso que as especificações do 5G estejam definidas, o que ainda não aconteceu.

O X50 já equipa um smartphone feito para a Qualcomm testar as redes de quinta geração enquanto otimiza o desempenho do smartphone. O aparelho tem a “tela infinita” dos modelos atuais e serve como referência para outras fabricantes desenvolverem smartphones 5G.

publicidade

O X50 está quase pronto, mas ainda vai demorar alguns anos para chegar ao mercado. As primeiras redes 5G comerciais do mundo só devem começar a operar a partir de 2019, então ainda há tempo para a Qualcomm otimizar o modem.

publicidade