Quando usamos um laptop, geralmente não deixamos a carga chegar até o fim, justamente porque não é prático e também por receio de que quando formos usa-lo na próxima vez, ele esteja com nivel de bateria muito baixo. Da mesma forma quando fazemos a carga, geralmente não a fazemos até o fim, porque queremos usá-lo ou então não queremos deixá-lo na tomada durante muito tempo. Isso não é ruim, afinal, as baterias de íons de lítio utilizadas nos notebooks não precisam de uma regra rígida para serem carregadas.

Porém, com o tempo, isso faz com que o módulo do software do Windows, que mede o quanto resta de carga na bateria, fique descalibrado. Por exemplo, o ícone de bateria da barra de tarefas exibe uma carga de 34%, mas, na verdade, a capacidade real não passa de 5%  e, quando menos esperamos, o notebook desliga sem aviso nenhum.

publicidade

Passo a passo para calibrar a bateria do notebook

O processo é fácil, tremendamente fácil. Confira:

  • Basta fazer a carga até completar 100% da capacidade;
  • Depois use o notebook normalmente até a bateria quase se esgotar;
  • O último passo é carregá-la novamente ao máximo. Dessa forma, o módulo de software do Windows, que mede a energia da bateria, vai exibir o quanto tempo ela vai durar realmente;
  • Durante o processo, só existe um detalhe a ser considerado. Na fase de descarregar a bateria, você deve sempre manter o laptop sempre ligado, sem entrar em suspensão, hibernação e nem mesmo desligar a tela. Nosso conselho mais prático é usar o notebook com um vídeo longo do Youtube, ou mesmo deixar alguns filmes do Netflix sendo executados até a bateria chegar bem próxima do final.


O processo é somente esse. E recomendamos repeti-lo a cada três meses para manter a saúde da bateria durante o maior tempo possível. Afinal, um dos motivos de escolhermos um laptop é a mobilidade.