O popular PokémonGo, jogo no qual usuários procuram e capturam pokémons no mundo real com seus telefones, deve sofrer mudanças profundas. Um acordo judicial proposto na quinta-feira em um tribunal da Califórnia pode fazer que pokéstops e ginásios localizados em propriedades privadas sejam removidos ou realocados.

Segundo reportagem da Variety, a Niantic, desenvolvedora do aplicativo, será forçada a providenciar um documento para que a comunidade possa solicitar as remoções. Quaisquer pontos do jogo situados a 40m de uma propriedade residencial se enquadram nos termos do acordo.

publicidade

A empresa teria de empregar “esforços comercialmente razoáveis” para atender a essas queixas por um período de três anos e oferecer uma resolução para 95% dos casos em até 15 dias. Além disso, a Niantic também deve manter uma base de dados para esses pedidos e evitar a aplicação de mais pokéstops e ginásios em propriedades privadas.

O acordo ainda obriga a companhia a enviar alertas para jogadores durante batalhas (raids) que envolvam dez ou mais usuários. Outra solicitação é de que seja colocada uma mensagem na tela principal do jogo para orientar os jogadores a agirem de forma “cortês” com comunidades do mundo real. Se for aprovado, o pacto permite que autoridades de cidades e distritos peçam à Niantic que respeite as horas de funcionamento de pokéstops e ginásios localizados em parques.

publicidade

O crescimento do PokémonGo veio acompanhado de toneladas de novos usuários. E o jogo inclusive estimula o exercício físico dos usuários, uma vez que grava dados de atividade no Apple Health.