Os aplicativos de 32 bits estão com os dias contados no Android. O Google anunciou que deixará de instalar aplicativos com essa arquitetura em smartphone de 64-bits em 2021. Antes disso, porém, a empresa deve elevar gradualmente as suas restrições para esse tipo de programas e jogos na loja.

Em uma publicação em seu blog para desenvolvedores, o Google explica que as mudanças iniciais começarão a partir do dia 1º de agosto deste ano. Nesta data, todos os aplicativos e atualizações enviados para a Play Store terão que ter uma versão de 64-bis. A única exceção será para jogos que usem o motor gráfico Unity 5.6 ou anteriores.

publicidade

Já no primeiro dia de agosto de 2021, a loja de aplicativos do Android deixará de oferecer aplicativos 32-bits em smartphones com processadores de 64-bits. Isso significa que os desenvolvedores que se recusarem a atualizar seus programas perderão acesso a todos os aparelhos com processador Snapdragon 808, de 2015, e mais recentes. A regra será válida até mesmo para os jogos com engines antigas.

De forma geral, a expectativa é que o abandono dos aplicativos de 32 bits traga melhorias de estabilidade e velocidade para o Android. Afinal, além de mais modernos, os processadores de 64 bits conseguem gerenciar melhor a memória RAM, o que é essencial com telefones passando dos 10 GB. A Apple, inclusive, fez esse movimento e abandonou a plataforma antiga na App Store há cerca de um ano.

publicidade

Por fim, o Google explica que os smartphones de 32 bits que ainda estiverem em uso em 2021 poderão continuar baixando aplicativos normalmente. Além disso, a mudança não deve afetar os programas do Android TV, de televisões, e nem do Wear OS, voltado para relógios.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa!
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android