O Reino Unido começou a testar uma nova solução para lembrar motoristas de que celular e direção não combinam: uma placa inteligente, capaz de detectar sinais de smartphones em uso dentro dos carros. O equipamento será implantado primeiro na região da cidade inglesa de Norwich, mas a ideia, segundo reportagem do Metro, é levá-lo a ruas ao redor do mundo caso o teste seja bem-sucedido.

A placa foi desenvolvida por uma equipe de segurança rodoviária do governo da região de Norfolk, também na Inglaterra, em conjunto com a Westcotec, uma empresa especializada na fabricação de sistemas de segurança para o tráfego. Depois que identifica o sinal de um celular, o equipamento começa a “piscar”, mostrando um alerta para lembrar os motoristas de é proibido usar o celular enquanto dirige.

O sistema não é capaz de identificar quem no carro está usando o celular e nem mesmo as placas doscarros, mas ele ainda coleta dados, relacionados principalmente ao número de vezes em que é ativado. As informações, de acordo com o Metro, serão compartilhadas com a polícia local, para ajudá-la a definir onde é preciso aumentar a fiscalização.

Não há previsão de que esse tipo de equipamento chegue ao Brasil, mas a placa seria bem útil por aqui. No país, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito.