Os veículos autônomos enfrentam ainda uma série de dificuldades nas ruas, e uma delas pode ter sido solucionada por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, que conseguiram ensinar inteligências artificiais a saber a melhor hora para trocar de faixa.

Atualmente, veículos autônomos enfrentam dificuldades para mudar de faixa no trânsito: eles dependem de modelos de dados estáticos que não conseguem entender muito bem os outros carros em movimento na pista, ou, em alguns casos, só sabem mudar de faixa quando isso é absolutamente necessário.

Mas os pesquisadores do MIT criaram um algoritmo que consegue entender o movimento no trânsito mais ou menos como fazem humanos. Ele consegue determinar onde estão e para onde vão os outros carros na rua, e com uma abordagem de “eficiência matemática”, encontram um momento ideal para a alteração de faixa.

Por enquanto a tecnologia não passa de um algoritmo que não foi testado em veículos reais, e é provável que ainda demore algum tempo até que testes com carros autônomos usem o novo sistema de mudança de faixa. De qualquer forma, ele pode representar uma evolução importante para os veículos autônomos, e também garantir ruas mais seguras quando carros sem motoristas dividirem espaço com pessoas de verdade.