Quando falamos de pendrive, o primeiro pensamento que chega é que se trata de um dispositivo básico para guardar e transportar dados. No entanto, a tecnologia de miniaturização evoluiu de tal modo, que um pendrive já pode funcionar efetivamente como um substituto de um HD externo, oferecendo grande capacidade de armazenamento e altas velocidades de leitura e gravação.

É o caso do pendrive Extreme Pro, da Sandisk. Ele tem capacidade de 256 GB, usa interface USB 3.1 e seu chip de memória flash NAND é o mesmo utilizado em em drives SSD (drive de estado sólido). É como se fosse um disco externo do tamanho de um pendrive. Ele é direcionado a quem precisa de segurança e velocidade para guardar grande volume de informações.

publicidade

Reprodução

Para se ter uma ideia, fiz o teste de transferir um arquivo de vídeo de 4K, tamanho de 14 GB. Ele levou apenas 38 segundos para gravar do notebook para o Extreme Pro. Isso se traduz em uma taxa de gravação de pouco mais de 368 MB/s.

publicidade

Logicamente, para atingir essas velocidades, o Extreme Pro precisa ser utilizado em um computador que tenha interface USB compatível. Ele até pode se conectar a um PC pelo USB 2.0 e anteriores, porém, essas versões se tornam gargalos, já que oferecem limites de velocidade bem abaixo da capacidade máxima do pendrive.

E quando feita a transferência do mesmo arquivo do Extreme Pro para o notebook, a velocidade foi um pouco maior, levando apenas 35 segundos para transferir o arquivo de 14 GB. Isso significa que este pendrive teve uma taxa de leitura de dados nesse teste de 411 MB/seg.

publicidade

Reprodução

Nada mal mesmo para um pendrive. E as velocidades do teste se aproximam muito do que a fabricante promete nas especificações.

publicidade

Pendrive Sandisk Extreme ProSoftware de proteção de dados

O Extreme Pro também vem com um software para encriptação de dados. É muito simples de usar. Trata-se de um arquivo único, que quando aberto, mostra uma interface com a figura de um cofre. A partir disso, qualquer arquivo que for transferido para ele, será criptografado.

Esses arquivos ficam invisíveis quando lidos pelo gerenciador de arquivos do Windows. Só são vistos pelo usuário, quando o mesmo executar o software e digitar sua senha. E então podem ser manipulados normalmente. Também há uma versão para ser utilzado no Mac OS.

Pendrive Sandisk Extreme Pro: Conclusão

Este pendrive é ótimo para quem precisa guardar quande quantidade de dados. Além da capacidade, outra vantagem é a alta velocidade de transferência. Para quem transporta muita informação de um lado para outro, isso é muito importante para agilizar o trabalho.

Se você trabalha com fotografia e vídeos, esse pendrive é ideal para você. Vale destacar que ele tem sistema de proteção para o conector USB não ficar exposto: ele possui um mecanismo que, por meio de um botão, o conector fica embutido no pendrive quando não está em uso. E acompanha software de encriptação de dados para garantir a provacidade e segurança dos dados.

Pendrive Sandisk Extreme Pro: Especificações completas

  • Capacidade: 256 GB
  • Velocidade de leitura (teórica): até 420 MB/s
  • Velocidade de gravação (teórica): até 380 MB/s
  • Dimensões: 11,0 x 21,0 x 71,0 mm
  • Temperatura de operação: de 0 ° a 35°C
  • Armazenamento: de -10°C a 70°C)
  • Compatibilidade: USB 3.1 Geração 1 (compatível com versões anteriores com USB 3.0 e USB 2.0)