Em meio a diversas polêmicas, o Facebook obteve mais uma patente nesta quinta-feira, 15, que promete dar o que falar. Trata-se de um sistema de reconhecimento de imagens capaz de identificar todos membros de uma família, mesmo que estes não estejam presente na rede social. Com estes dados em mãos, a empresa poderia distribuir anúncios focados em todos os familiares.

De acordo com a publicação do The Verge, o Facebook atualmente já consegue analisar e extrair diversas informações a partir de uma foto. Em uma simples imagem, a rede social já pode verificar se as pessoas presentes estão na lista de amigos do autor da postagem, checar se o sobrenome ou localização é a mesma, bem como cruzar dados sociais como check-ins e eventos. No entanto, a nova ferramenta conseguiria ir ainda mais fundo na sua análise de dados.

Além das informações já citadas, o Facebook seria capaz de observar ainda as tags (etiquetas) de uma imagem, sua legenda, o endereço de IP do autor da publicação e cruzá-lo com outros usuários da rede utilizando o mesmo endereço de IP. Ao levantar todas essas informações, a rede social poderia até mesmo deduzir o número de pessoas vivendo em uma casa e mais dados demográficos relacionados.

A patente obtida mostra ainda outro exemplo: um homem que publica múltiplas fotos de duas pessoas do sexo feminino ou que é marcado por amigos em fotos onde elas também estão. Em uma dessas imagens publicadas, o usuário digita “Meu anjo”. Logo, com apenas essas informações, o sistema da rede social seria capaz de adivinhar que se trata de uma casa com três moradoras: um homem, a mulher e a filha, mesmo que as outras duas não tenham conta na rede social.

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Ao que tudo indica, o interesse do Facebook em adivinhar com precisão os membros de uma família é bem simples: propagandas. Recentemente, a rede social passou a permitir que os anunciantes pudessem direcionar publicidades para todos os membros de uma família. Com isso, aumentariam a chance de uma campanha ser bem-sucedida ao ser exibidas para pais, cônjuges e filhos, por exemplo.

Por enquanto, ainda não há evidências de que o Facebook está usando o novo sistema patenteado nesta quinta-feira, 15. Entretanto, a novidade deve ser recebida com muita desconfiança entre os usuários da rede e especialistas de segurança, dados os recentes escândalos envolvendo o gerenciamento de dados de usuários pela empresa.