Em todo o mundo, milhares de pedestres são vítimas de acidentes de trânsito todos os anos. Nos principais cruzamentos da cidade de Paris, são mais de 4.500. Motivada pela estatística, a Agency Service Plan France (agência de propaganda) e a autoridade francesa de segurança rodoviária DRIEA (Direction Régionale et Interdépartementale de l’Equipement et l’Aménagement) se juntaram em uma campanha de conscientização de pedestres sobre os riscos de se atravessar com o sinal vermelho.

Criativa, interativa e drástica, a ação foca nos pedestres desatenciosos, que costumam não dar atenção ao sinal vermelho. Para criar uma experiência de aprendizado, outdoors foram instalados nos cruzamentos da cidade francesa, quando o pedestre atravessa a rua com o sinal vermelho, uma das câmeras do painel detecta o movimento e emite o som de uma “colisão virtual”, neste momento, uma segunda câmera faz o retrato da pessoa reagindo ao possível acidente. A imagem recém tirada vai para o outdoor acompanhada de uma frase de impacto – “não se arrisque olhar para a Morte cara a cara”.

publicidade

A campanha foi eleita uma das 40 de maior sucesso promovendo boas causas pela The Good Report, organização que celebra as melhores campanhas globais de responsabilidade social e ambiental.