A fabricante de drones DJI acaba de lançar uma câmera chamada Osmo Action. Ela se parece muito com uma GoPro, mas possui um recurso que faz a diferença: duas telas — uma na parte de trás e outra na frente. Talvez isso não soe tão revolucionário assim, mas a ferramenta permite que o usuário veja o que está gravando quando vira a lente para si mesmo — o que não é possível na GoPro.

A Osmo Action é muito parecida com o GoPro Hero 7 em peso, design e forma; possui um estabilizador chamado RockSteady, grava em 4K a 30FPS (com ou sem estabilização), além do modo de câmera lenta 8X; permite tirar fotos enquanto grava e faz timelapses — assim como a rival. E sim, ambas têm menus minúsculos e desconfortáveis.

publicidade

As diferenças estão na resistência à água: a Osmo resiste a 11 metros, enquanto a GoPro, a 10; no preço do dispositivo da DJI, que começa em US $ 350, um pouco abaixo do rival; e na presença do segundo display, na parte frontal da Osmo Action. Ele é fácil de ativar e desativar. Basta tocar na tela principal duas vezes com dois dedos ou pressionar um botão dedicado a essa função na lateral. 

A DJI Osmo Action é a primeira câmera deste tipo da empresa, mas a DJI tem experiência mais que suficiente no campo de fotografia e vídeos de ação. Ela tem colocado câmeras em drones desde 2013, como fez no Phantom FC40. Recentemente, associou-se com a lendária marca sueca de câmeras Hasselblad para desenvolver o Mavic 2 Pro. Sua experiência também passa por gimballs, modelos que são essencialmente câmeras 4K com ótimos estabilizadores. 

publicidade

Além da tela frontal, a Osmo Action tem algumas outras surpresas. Para começar, é capaz de gravar em 4K HDR em qualquer modo. A GoPro Hero 6 Black e a Hero 7 Black só oferecem HDR nos modos de foto e timelapse. Ele também vem com alguns filtros intercambiáveis para suas lentes (ND, polarizador e subaquática) que são parafusados na lente (os da GoPro são mantidos apenas por pressão). A DJI assegura ainda que o filtro submarino trará de volta à vida as gravações subaquáticas.

Escolher entre o Osmo Action e um GoPro Hero 7 Black pode acabar sendo uma simples questão de preço. O DJI tem um preço inicial de 350 dólares no exterior — 50 a menos que a GoPro.  E se de um lado a GoPro tem um programa de renovação que oferece desconto de US $ 100 caso o cliente entregue seu modelo antigo da marca para comprar uma nova, de outro, a DJI anunciou seu próprio programa de intercâmbi, que permite entregar telefones, tablets, drones ou câmeras para ter um desconto na compra da Osmo Action.

publicidade

A câmera da DJI chega às lojas físicas no dia 22 de maio no exterior, mas já pode ser comprada online.