A App Store da Apple completa nesta terça-feira 10 anos de existência e de muitas mudanças. Mas não estamos falando especificamente de alterações na interface da loja de aplicativos, que de fato mudou bastante de uma década para cá. O catálogo de apps disponíveis nela também mudou muito, e não simplesmente em termos de quantidade. Quer uma prova? Basta conferir a lista de aplicativos mais baixados na App Store em dezembro 2008 – conservada pelo TechCrunch – e compará-la à do mesmo mês, mas em 2017.

Há 10 anos, quando a loja estava prestes a bater os 10.000 apps disponíveis e as pessoas ainda estavam descobrindo do que um smartphone era capaz, o aplicativo pago mais baixado era uma simples “simulação” de lagoa. A segunda posição era ocupada por um jogo mobile de pôquer, enquanto a medalha de bronze ficava com um game de motos. E lembra daquele app que “transformava” o iPhone em um copo de cerveja por 1 dólar? Ele era o décimo.

publicidade

Compare agora com a lista do final de 2017 (via The Verge), quase uma década depois. No topo, temos um aplicativo de edição de imagens focado em selfies, o Facetune. Em segundo, temos um de cifras, o Ultimate Guitar. E a lista ainda traz editores de vídeo, apps para acompanhar exercícios físicos e outros utilitários. Nada de jogos, no entanto, porque eles estão em uma lista separada. Ainda assim, bem diferente da realidade de apenas alguns anos no passado.

publicidade

O cenário é parecido com os apps gratuitos. O top 10 de 10 anos atrás traz alguns nomes que hoje caíram no esquecimento, como Pandora Radio e AIM, mas não só. Estão lá também os inutilitários, como aquele aplicativo de sabre de luz e um joguinho de labirinto. Pulando para 2017, é notável como as redes sociais se tornaram importante para a vida dos usuários: a lista é dominada por eles e também por alguns outros aplicativos que muita gente não consegue viver sem, como o Google Maps.

publicidade