A operadora britânica O2 confirmou nesta semana que está testando a transmissão de dados através de lâmpadas. De acordo com reportagem do The Register, o projeto será um dos primeiros de uma empresa desse porte a seguir o conceito de LiFi defendido há alguns anos pelo professor Harald Haas, da Universidade de Edimburgo.

Os testes da O2 estão sendo feitos em sua sede na cidade de Slough usando um sistema de nove lâmpadas LED – as únicas compatíveis com a tecnologia LiFi hoje. As ondas de luz (tanto visíveis quanto infravermelhas e ultravioletas) emitidas por elas fazem o papel das ondas de rádio usadas normalmente para levar o sinal de internet.

A frequência mais alta delas, claro, seria uma desvantagem em relação aos métodos tradicionais, já que o alcance de um “roteador” LiFi fica bastante limitado. Mas, como há lâmpadas por todos os lados, tanto em casas quanto nas ruas, provar que essa técnica é realmente aplicável poderia agilizar (e muito) a implementação do 5G e a expansão da Internet das Coisas.

O conceito de internet por luz foi introduzido pelo professor Haas ainda em 2011. Na ocasião, ele chegou a demonstrar a tecnologia em funcionamento (confira a partir de 2:30 no vídeo abaixo), mas poucas empresas abraçaram a ideia.

publicidade

Ainda assim, a popularização das lâmpadas LED, as únicas capazes de transmitir o sinal de internet, pode ajudar a popularizar também o LiFi. Recentemente, na França, a Philips começou a testar a aplicação do conceito em parceira com uma empresa local. O grande desafio agora é padronizar a tecnologia e tornar mais dispositivos compatíveis com ela – por enquanto, é preciso usar um adaptador na maior parte dos aparelhos do mercado.