Grande parte da mídia especializada ficou animada com a apresentação da nova interface de usuário da Samsung, anunciada ontem, durante a conferência para desenvolvedores da fabricante. Com foco no uso de smartphones com tela grande, a One UI facilita o manuseio do celular com apenas uma mão. Porém, nem todos os modelos da Samsung deverão contar com tais novidades.

Como proprietária de um Galaxy S8, não fiquei muito contente com declaração da Samsung ao site Tom’s Guide. A empresa afirmou ao canal que os Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 não contarão com a One UI. Neste caso, eles deverão receber a atualização para o Android 9 Pie, mas manterão as características visuais da Experience UI.

publicidade

Isso é realmente um banho de água fria nos fãs das linhas Premium da Samsung, pois é esperado que a série 8 ainda tenha uma atualização completa do sistema operacional. E por completa entendo não apenas receber a nova versão do sistema operacional, mas também contar com as novidades da interface do usuário. O que não seria o caso da série 7, por exemplo, que já tinha mais de 18 meses do seu lançamento oficial quando o Android 9 foi disponibilizado pela Google.

Usuários dos modelos Galaxy S9, S9 Plus e Note 9 poderão experimentar a versão beta da One UI, desenvolvida com base no Android 9 Pie, a partir deste mês nos EUA, na Coreia do Sul e na Alemanha. Aos donos do Galaxy S8, como eu, resta torcer para que a informação dada pelo site Tom’s Guide não se confirme!

publicidade

No vídeo abaixo é possível ver todas as mudanças visuais implementadas até o momento à One UI, bem como as novas e diferentes formas de interação com o software. Perceba que tivemos melhorias significativas no uso do aparelho com uma mão, por conta da adaptação da tela ao espaço de alcance dos dedos:

publicidade

E você o que prefere: a One UI ou a atual interface Experience?