Um observatório submarino, que estava no fundo do mar desde 2016, desapareceu das transmissões que o monitoravam. Inicialmente os cientistas pensaram que fosse um erro de transmissão, mas uma semana depois uma expedição confirmou o desaparecimento. O equipamento alemão estava em uma área de exclusão, da qual barcos não podem se aproximar, localizada na saída da Baía de Eckernförde, ao norte de Kiel, na Alemanha, e ao sul da fronteira com a Dinamarca.

Durante a expedição conclusiva para a confirmação do sumiço, mergulhadores encontraram o cabo de abastecimento de energia rompido no local, a 22 metros de profundidade e a 1,8 km da costa. De acordo com especialistas é pouco provável que o equipamento tenha sido levado pela maré, por tempestades ou mesmo algum animal de grande porte. As hipóteses que estão consideradas são furto, sabotagem ou acidente, nesse último caso com a possibilidade da âncora de algum barco ter ficado presa ao equipamento e o arrastado até romper o cabo que o conectava à costa. 

publicidade

O que sobrou do cabo que ligava o submarino à costa

O instrumento tinha a função de medir a qualidade da água, sua temperatura, salinidade e níveis de concentração de oxigênio, nutrientes, clorofila e metano. O equipamento custa aproximadamente 300 mil euros, o equivalente a quase R$ 1,3 milhão, e pesa 770 kg.

publicidade

“Os dados que recebemos dali não têm preço. Eles ajudam a pesquisar mudanças no ecossistema do mar Báltico e possíveis medidas para elas”, disse o professor Hermann Bange, chefe da pesquisa oceanográfica da Geomar, centro científico localizado em Kiel.

O observatório é gerenciado pelo Centro GEOMAR Helmholtz de Pesquisa do Oceano Kiel e pelo Centro Helmholtz Geesthacht (HZG). A empresa já notificou a polícia e pediu para que pessoas relatem atividades suspeitas caso encontrem pedaços do observatório na costa. 

publicidade

Fonte: BBC