Na última edição da revista britânica Empire (Julho 2019), três membros da redação especulam sobre o futuro da Marvel nos cinemas a partir de um trailer do novo longa da franquia Homem Aranha. Segundo a equipe, o Universo Cinematográfico Marvel agora se tornou um multiverso, ou seja, um conjunto de múltiplos universos possíveis. Isto faz com que quase tudo seja possível, nas mais variadas compilações.

A editora sênior Helen O’Hara, por exemplo, imagina uma Mulher Aranha, no caso de Gwen Stacy (ou até a Tia May) ser picada no lugar de Peter Parker. Ela também cogita que Jane Foster pode herdar o poder do Thor, ou que Peggy Carter deixe de ser coadjuvante para se tornar a Capitã América.

publicidade

O colaborador Amon Warmann aproveita a compra da Fox pela Disney (onde está o Marvel Studios) para imaginar Deadpool, X-Men e o Quarteto Fantástico dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Seria uma espécie de retomada, uma vez que tanto Deadpool quanto os X-Men e o Quarteto Fantástico surgiram nos quadrinhos da Marvel, mas tinham seus filmes sob o selo da 20th Century Fox. Ou seja: a Disney manda cada vez mais no mundo do entretenimento. A Fox e a Marvel estão agora sob as asas desse império.

publicidade

Finalmente, Warmann se diverte pensando numa fusão entre o Universo Marvel e a onda inacabável dos filmes de zumbis, algo que já havia acontecido nos quadrinhos, com Marvel Zombies, série de 2005 que mostrava os super-heróis transformados em mortos-vivos pela ação de um poderoso vírus.

Quem está por dentro dos meandros desse universo que movimenta fortunas quase incalculáveis pode se divertir imaginando todas essas possibilidades e muitas outras dentro desse multiverso. Quem já se perde no mundo de personagens que se cruzam nas histórias vai precisar de analgésicos mais fortes.

publicidade