O Chrome 73 está previsto para chegar ao usuários dia 12 de março. E, até agora, ele possui novidades como modo noturno atualizado, agrupamento de abas, suporte no teclado para reprodução de mídia e mais funções no Picture-in-picture.

Porém, antes de começar a detalhar essas novidades, vale a pena lembrar que, enquanto o dia do lançamento não chega, podem haver mudanças e alguns recursos terem a estreia adiada para um versão posterior do navegador. 

publicidade

Modo noturno (por enquanto para sistemas MAC)

Google Chrome dark mode on Windows 10

publicidade

Uma febre em todos aplicativos agora é possuir a opção de modo noturno. Para o Chrome isso não seria diferente. O navegador deixa o usuário ativar a função clicando na opção “-force-dark-mode”. Entretanto, pelo menos por hora, ela estará disponível apenas para macOS. 

Se esperar até março for muito tempo para você, é sempre possível instalar um tema do Google Chrome que escurece um pouco o navegador. 

publicidade

Agrupamento de abas

Essa função é perfeita para aquelas pessoas acumuladoras de abas, que abrem vários sites diferentes e não fecham, mesmo se já os viram, porque “vai que eu precise dele para depois”. O novo recurso permite que o usuário agrupe abas que são de assuntos similares para conseguir se manter organizado. Parece uma boa ideia, mas só será possível afirmar com certeza depois de ve-la em prática. 

publicidade

Suporte do teclado para reprodução de mídia

A possibilidade de controlar mídia através das teclas no teclado é provavelmente a função mais animadora. Já era possível fazer isso, mas apenas pela extensão no Chrome do Google Play Music. Agora, ela foi ampliada para todos serviços da web.

Ou seja, você poderá pausar, dar play, adiantar e voltar a mídia que está vendo apenas com o seu teclado. 

Modo PiP melhorado

Picture-in-picture on Google Chrome 73

O picture in picture (ou PiP) é o modo que permite continuar reproduzindo a mídia em um pop-up no canto da tela enquanto você navega em outros lugares. Apesar de já existir na versão anterior do Chrome, ela chega mais forte nessa atualização 73. 

Isso porque foi criado o modo Auto PiP, uma ferramenta que permite o funcionamento do PiP automaticamente quando o usuário fechar a janela que está reproduzindo a mídia. O Chrome também adiciona um opção “voltar a aba”, para facilitar o retorno ao local original.

Configurações de sincronização aprimoradas

Sync options on Google Chrome 73

O menu das sincronizações foi renomeado de “Sincronizações e serviços do Google”. Ele ampliou suas funções, entre elas pode agora alternar o preenchimento automático no Omnibar (para pesquisas e URLs), mostrar sugestões quando uma página não for encontrada, ajudar a melhorar a navegação segura e os recursos, aprimorar o desempenho do Chrome, entre outros. 

Mudanças específicas para o Android

Enquanto isso, o Chrome para os celulares Android terá mudanças próprias. Uma delas é a alteração da aba de downloads que possuirá um novo design, com visualizações maiores. Essa função ainda não está disponível na versão beta, portanto fica a dúvida se realmente estará presente. 

O Chrome também busca facilitar o compartilhamento de URLs ao adicionar o ícone na Omnibar. Deve facilitar muito para os usuários, principalmente porque na versão atual um toque seleciona toda a URL, porém não abre imediatamente a opção de “Copiar”.

Mais algumas novidades

– A versão 73 permite executar aplicativos Linux: você deve definir a densidade do display e salvar a configuração. Basta clicar com o botão direito do mouse e defini-la. 

-Google Drive, Google Play e outras funções poderão ser adicionadas ao Linux. Também é acessível clicando o botão direito e escolhendo a opção “Compartilhar com o Linux”

-Aplicativos Linux também poderão acessar unidades USB.

-Finalmente será possível criar pastas diretamente em “Meus Arquivos”

-O navegador deve receber suporte para marcação em PDF, ou seja, você poderá escrever, desenhar e muito mais em arquivos desse tipo

-Emblemas de notificação para apps da web: a nova API Badging permite que esses aplicativos  adicionem indicadores visuais de notificação aos seus respectivos ícones

E o Chrome 74?

Mesmo com a versão 73 nem tendo sido lançada, já começaram as especulações para a próxima atualização do Chrome. Espera-se que ele tenha um update que impeça alguns sites de detectarem quando um usuário está usando o modo anônimo, para impedi-lo de acessar certos recursos. 

O Linux deve receber também um suporte de áudio em seus aplicativos, o que ainda não aparece na versão beta do Chrome 73. E por fim, os Desktops virtuais no sistema operacional, muito pedido pelos usuários, deve chegar no Chrome 74.