Se tudo der certo, 2019 será o ano em que os primeiros celulares e as primeiras redes 5G devem estrear mundo afora, acelerando as conexões móveis à internet. Mas a China quer estar um passo à frente do mundo inteiro, e já começou a pensar na próxima geração: o 6G.

Segundo a imprensa estatal chinesa (via CNET), o país já começou a fazer “pesquisas conceituais” a respeito da sexta geração de internet móvel. A ideia é que o desenvolvimento da tecnologia na prática comece em 2020, bancado pelo estado.

publicidade

Su Xin, líder da equipe de trabalho que cuida da implementação do 5G por parte do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, quer que a rede 6G esteja disponível comercialmente na China em 2030, de acordo com a publicação estatal Securities Times.

A expectativa dos chineses é de que o 6G seja até dez vezes mais rápido que o 5G, de modo que – pelo menos em teoria – seria possível fazer o download de até 1 terabyte por segundo nesta nova tecnologia. Mas, por enquanto, nada passa de teoria.