A MWC 2019 está marcada por ideias meio estranhas. Talvez uma das mais curiosas venha da Nubia, a marca de celulares chinesa que é parte da ZTE. Em vez de adotar o design de celular flexível que vimos em aparelhos como o Galaxy Fold da Samsung e o Mate X da Huawei, a empresa optou por criar um smartphone que se dobra ao redor do punho, como um smartwatch.

Chamado de Nubia Alpha, o aparelho tem uma tela flexível de 4,01 polegadas com uma resolução de 960 x 192, o que equivale a 5:1 (ou 45:9 dependendo de como você quiser analisar a proporção), acompanhado de uma bateria de apenas 500 mAh, tirando vantagem do processador Snapdragon Wear 2100, voltado para tecnologia vestível.

O dispositivo vem em duas versões: uma delas conta com conectividade Bluetooth, o que significa que depende do pareamento com um celular para que todas as suas funções estejam ativadas. A outra conta com 4G por meio de um eSIM, o que permite que ele seja usado, de fato, como um celular de pulso.

Reprodução

publicidade

Em muitas das funções, o Alpha se assemelha a um smartwatch comum, contando, por exemplo, com aplicativos de monitoramento de sono, acompanhamento de saúde e exercícios. Uma das coisas que o faz ser diferente de um smartwatch comum é o fato de que ele conta com uma câmera de 5 megapixels que permite fazer fotos e vídeos.

Outras capacidades do Alpha que o diferem de um smartwatch convencional é a possibilidade de assistir a vídeos em sua tela, mas o usuário precisa estar preparado para lidar com boa parte da tela exibindo apenas a cor preta, devido à proporção pouco usual do display. Além disso, também é possível digitar mensagens em aplicativos como o WeChat, muito popular na China, mas é necessário estar familiarizado com um teclado T9 ou ditar o conteúdo por voz.

A Nubia não divulgou data de lançamento ou preço para o Alpha, mas garante que não se trata de um conceito. É esperar para ver.