A Xiaomi anunciou hoje, na China, o smartphone Mi 9, o primeiro dispositivo da fabricante chinesa a ter três câmeras traseiras. O setup já parecia impressionante no papel, mas um review do portal DxOMark informa que o produto é capaz de tirar “fotografias de alta qualidade em quase todas as situações”, o que dá a ele uma pontuação total de foto de 112 — e 107 para desempenho geral do telefone.

Com isso, o celular da Xiaomi ultrapassa os placares do Google Pixel 3 e do Galaxy Note 9, que tinham 101 e 103 pontos, respectivamente, no aspecto geral. Os testes confirmam que o Mi 9 pode tirar fotos melhores que o iPhone XS Max, uma garantia prévia da fabricante chinesa. O aparelho tem um sensor principal de 48MP e f/1.75, um sensor secundário de 16MP com lente ultra-angular de f/2.2 e um terciário de 12MP e lente teleobjetiva de f/2.2.

publicidade

Segundo o DxOMark, “a exposição do alvo é consistentemente precisa e a câmera captura uma cor agradável com balanço de branco preciso, sem sombras ou outros problemas de cor”. O review também destaca o funcionamento do sistema de foco automático e o controle dos níveis de ruído sob luz forte e condições internas típicas — eles aumentam apenas em situações de baixa luminosidade.

O Mi 9 também se deu bem em condições de luz baixa: o DxOMark qualifica o desempenho do flash como o “melhor já visto em um smartphone até hoje. O portal também teceu elogios similares ao modo retrato do aparelho e à lente teleobjetiva.

publicidade

Onde o Mi 9 realmente domina, porém, é no vídeo. O telefone alcançou 99 pontos na categoria e se tornou o melhor já testado pelo DxOMark. “A Xiaomi é a primeira câmera que testamos que grava em 4K por padrão, o que, até certo ponto, explica a excelente renderização de detalhes em luz forte e ambientes fechados. Ao mesmo tempo, mantém os níveis de ruído baixos nessas condições.” A análise destaca, ainda, o sistema de estabilização de imagem, que “funciona de forma eficiente tanto ao segurar as câmeras quanto ao caminhar enquanto grava”.

O novo produto da Xiaomi deve chegar às lojas da China nas próximas semanas, enquanto os voos a mercados internacionais são esperados apenas para o próximo trimestre. O que torna o aparelho mais surpreendente é seu preço: são US$ 515, quase metade do custo de outros modelos no topo dos rankings.

Xiaomi Mi 9: ficha técnica

  • Tela: 6,39 polegadas, Super AMOLED, com resolução FHD+ e proporção 19:9;
  • Processador: Snapdragon 855, GPU Adreno 640;
  • Memória: 6 GB ou 8 GB de RAM;
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB;
  • Câmera tripla traseira:
    • Sensor principal Sony IMX586 de lente padrão com 48 MP de f/1.75;
    • Sensor secundário de 16 MP com lente ultra-angular de f/2.2;
    • Sensor terciário de 12 MP com lente teleobjetiva de f/2.2;
  • Câmera frontal: 20 MP (IMX576);
  • Bateria: 3.300 mAh, com carregamento rápido de 27W (com fio) e 20W (sem fio);
  • Sistema: Android 9 Pie + interface MIUI 10.