Aeroportos podem ser verdadeiros labirintos, e encontrar o lugar para onde você precisa ir às vezes pode ser uma tarefa verdadeiramente frustrante. A empresa aérea KLM desenvolveu uma forma menos estressante de ajudar os perdidos: um robô-guia.

Chamado de Care-E, o robozinho azul é feito para ser e parecer simpático, sendo capaz de orientar de forma autônoma o viajante e ainda por cima carregar sua mala pelo aeroporto. Basta escanear o cartão de embarque e começar a seguir o robô.

O serviço, no entanto, não é recomendável para quem estiver realmente com pressa. Isso porque o Care-E só se locomove com uma velocidade máxima de 3 milhas por hora, o que equivale a pouco mais de 1,3 metro por segundo, o que é um ritmo bastante calmo. Se você tiver que correr, é uma boa ideia carregar sua mala de um jeito mais convencional.

Inicialmente, a KLM testará o robozinho em apenas dois aeroportos: o John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional de San Francisco, na Califórnia. Usuários interessados em experimentar a tecnologia poderão usá-la gratuitamente em um período de teste de até dois dias.

publicidade

A expectativa da KLM é começar a implementação do Care-E entre julho e agosto, quando a empresa decidirá se vale a pena expandir a tecnologia para outros lugares ou se o projeto será cancelado. O histórico de tecnologias similares para assistência em aeroportos, no entanto, não anima, já que a maioria dos projetos do tipo falharam.