Um novo projeto tem como objetivo avançar a velocidade das conexões de banda larga oferecidas atualmente no Brasil. A Abranet (Associação Brasileira de Internet) lançou o “Brasil Conectado a 100 gigabits”, que propõe alavancar a infraestrutura da rede nacional e ampliar taxas de transferências em até 10 vezes.

O projeto é uma parceria da Abranet com as companhias Juniper e Wztech para melhorar a qualidade de infraestrutura e equipamentos para que provedores possam oferecer serviços melhores aos consumidores.

publicidade

De acordo com Eduardo Parajo, presidente da associação, a maioria dos provedores utiliza conexões de 10 gigabits, com o próximo passo mais natural sendo o salto para 40 gigabits. No entanto, o projeto prevê a oferta de condições e preços especiais para aquisição de equipamentos de 100 Gb, o que traria mais benefícios em médio prazo e proporcionaria um salto tecnológico entre as empresas.

O fato é que os backbones que formam a rede nacional de internet têm recebido investimentos para sustentar a quantidade crescente de dados que são consumidos. Com o salto para os 100 Gb, provedores poderiam começar a sustentar serviços que hoje não são viáveis, como o IPTV, por exemplo.