Os roteadores mesh, que permitem combinar dois ou mais roteadores em uma única rede Wi-Fi, estão se tornando cada vez mais comuns. Porém, conforme relata o The Verge, para que a tecnologia funcione é necessário que todos os roteadores sejam da mesma fabricante, o que causa uma limitação no caso de troca de um aparelho.

Agora, um novo padrão promete acabar com esse problema. A Wi-Fi Alliance, que supervisiona o padrão Wi-Fi, lançou nesta segunda-feira,14, um padrão chamado Easy Mesh, que permite que os roteadores de malha de uma empresa funcionem com os roteadores de malha de companhias concorrentes. Para que isso seja possível, os aparelhos precisam ser compatíveis com a tecnologia Easy Mesh.

publicidade

“Os pontos de acesso se organizam e estabelecem conectividade de rede Wi-Fi de alto desempenho com o mínimo de esforço exigido do usuário. Após a configuração inicial simples, o Wi-Fi EasyMesh monitora as condições da rede e se auto adapta conforme necessário”, afirma o anúncio da Wi-Fi Alliance.

Apesar de a tecnologia prometer facilitar a conexão entre os roteadores, as fabricantes ainda precisam adotar o novo padrão. A princípio, nenhuma companhia se manifestou sobre o apoio ao Easy Mesh.

publicidade

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular