A Dell lançou recentemente o Latitude 7400 2-em-1, um laptop corporativo que apresenta um novo recurso de autenticação muito interessante. O chamado ExpressSign-in se assimila ao aplicativo de reconhecimento facial da Microsoft, o Windows Hello, mas dá um passo adiante: ele detecta seu rosto e faz o seu login automaticamente no sistema, mesmo que o computador esteja no modo de repouso.

A maior sacada aqui é o uso da tecnologia Context Sensing, da Intel, junto ao sistema de reconhecimento facial Windows Hello. A ideia é que o Latitude inicie o computador sem que você precise pressionar o teclado para ativar o sistema: basta olhar diretamente para a tela. Esse movimento ativa um sensor de proximidade e faz com que dois LEDs vermelhos de cada lado da câmera sejam acionados. A tela se acende e o sistema te reconhece, em um processo que, geralmente, leva menos de cinco segundos.

publicidade

Reprodução

Pode não ser um recurso essencial para um notebook, mas ao menos é conveniente, prático e até divertido. De acordo com um review do The Verge, o ExpressSign-in funciona muito bem na maioria das vezes. No entanto, ele se confunde quando o usuário configura seu rosto usando óculos: a autenticação só funcionou cerca de 50% das vezes neste caso. Em uma segunda sessão de reconhecimento, o autor da análise configurou a face sem os óculos e os resultados foram ótimos. É bom lembrar que a câmera e os sensores estão na parte inferior da tela, então você precisa facilitar o campo de visão.

publicidade

O Latitude 7400 está atualmente disponível em várias configurações, com um valor de entrada de US$ 1.599 e que pode ultrapassar os US$ 2.000, dependendo das especificações. O ExpressSign-in é o tipo de tecnologia que pode facilitar muito as coisas para você, e parece muito mais eficiente do que digitar uma senha ou até mesmo passar por um sensor de impressão digital.

Um pouco mais sobre o Latitude

publicidade

Além do exclusivo sistema de login, o Latitude é um laptop leve e compacto, bastante útil para pequenas empresas. A tela Full HD (1920 x 1080) de 14 polegadas é cercada por um painel muito estreito, que ainda contém espaço suficiente para uma câmera IR com um LED e um sensor de proximidade. O painel também permite que o monitor complete o arco de 360º graus, o que faz dele um sistema 2 em 1, já que o dispositivo pode ser usado como tablet.

A sua bateria de 78Wh de 4 células, tem autonomia de até 25 horas. É um sistema de boa aparência com um case de alumínio todo prateado e um teclado retroiluminado com uma experiência de digitação confortável. Apenas a borda inferior é criticada, por ser um pouco afiada e causar desconfortos durante o uso.

publicidade

Existem portas suficientes para satisfazer a maioria das necessidades comerciais (e pessoais). Do lado direito está a conexão para a tomada, um leitor de cartão SD, slot para cartão SIM opcional e uma porta USB 3.1. O lado esquerdo inclui duas portas Thunderbolt, uma HDMI e uma segunda conexão USB 3.1; você também pode obter um leitor de cartão inteligente opcional.

Fonte: The Verge