Cada vez mais empresas de smartphone estão apostando em estratégias alternativas para eliminar as bordas ao redor das telas dos aparelhos. A ideia mais recente é a da chinesa Oppo, que criou um celular de “tela infinita” com deslize para abrir a câmera.

O Find X é um celular chinês com Android e um design bem peculiar. A fabricante diz que a tela ocupa 92,25% da parte frontal do aparelho, deixando um espaço mínimo para as bordas e componentes como o microfone e o sensor de proximidade.

As três câmeras do aparelho – duas traseiras e uma frontal – ficam dentro dele. Ao abrir o app de fotografia, a parte superior do celular salta para fora com um deslize e revela as três lentes. Os três GIFs abaixo, do The Verge, explicam melhor a dinâmica.

O design remete imediatamente aos celulares básicos de alguns anos atrás, que deslizavam para mostrar ou esconder o teclado numérico. O Oppo Find X também lembra outro smartphone chinês recente, o Vivo Nex, que adotou uma estratégia igualmente curiosa para esconder a câmera e aumentar a tela.

publicidade

Segundo a Oppo, o slide das câmeras leva menos de um segundo para subir ou descer. O smartphone também usa um sistema de reconhecimento facial para autorizar o desbloqueio, já que ele não tem leitor de impressões digitais, nem mesmo um integrado à tela, como o Vivo Nex.

A tela, por sua vez, é um painel OLED de 6,4 polegadas e resolução FHD+. A câmera frontal oculta é de 25 MP, acompanhando um sensor 3D semelhante ao do iPhone X. As câmeras traseiras são de 16 MP e 20 MP. Além disso, a ficha técnica é digna de um top de linha de 2018.

Isso inclui um processador Snapdragon 845, 8 GB de RAM, 256 GB de espaço interno para armazenamento, bateria de 3.730 mAh e Android 8.1 Oreo, customizado com o chamado “Color OS”. Por outro lado, o smartphone não tem proteção contra água e poeira e nem possui entrada dedicada para fones de ouvido.

O Oppo Find X vai ser vendido na China e também nos Estados Unidos, mas preço e data para o início das vendas ainda não foram divulgados.