Nesta terça-feira, 7, o Google colocou por um breve período de tempo na loja de apps Google Play um novo aplicativo produzido pela sua equipe. O app se chama Files Go, ainda não está disponível para download, mas promete funções que há tempos faltam na versão pura do Android.

O aplicativo funciona, basicamente, como um gerenciador de arquivos. Com ele, é possível visualizar, mover e editar os arquivos salvos na memória interna ou expandida do dispositivo. Mas não é só isso: o Files Go também parece trazer funções mais complexas que façam valer o download.

Como notou o 9to5Google, o app também permite a transferência de arquivos entre dispositvos Android sem o uso de fios, provavelmente através de Bluetooth. Além disso, o Files Go também vem com ferramentas de limpeza de memória que apaga arquivos inúteis e libera espaço interno.

Por enquanto, porém, o app está em fase inicial de testes e, embora esteja listado na Play Store, não aparece para todos os usuários. Quem quiser experimentar e não tem medo das consequências, pode fazer o download do APK aqui – apenas tenha consciência de que o download de programas por fora do Google Play não é recomendado por questão de segurança.