Talvez você esteja familiarizado com uma ferramenta do Google Chrome chamada de “âncora”: são Hashtags ao final dos links que levam a uma parte específica de um site (por exemplo https://pt.wikipedia.org/wiki/Olhar_Digital#Digital_News). Elas facilitam bastante a vida de quem lê e trabalha com sites e o Google está testando uma nova função para ajudar ainda mais: isso porque o recurso faz com que usuários possam criar links para seções específicas de sites usando uma frase ou sentença junto ao endereço.

A funcionalidade ainda não foi implementada, por esse motivo, não é possível vê-la em ação. Porém, um documento do engenheiro de software do Google Chrome, David Bokan, sugere como o recurso vai trabalhar.

publicidade

Bokan escreveu: “Para facilitar a navegação para um conteúdo específico dentro de uma página, propusemos adicionar suporte a uma pequena parte de um texto integrada a URL do site”. E completou “Quando entrar em uma URL com esse fragmento, o navegador encontra automaticamente o local da página em que se inicia a sentença de texto.”

A proposta é adicionar o começo e o fim da sentença a URL do site. Por exemplo, o usuário quer encontrar a seguinte parte do texto: “Normalmente, a Microsoft lança duas grandes atualizações por ano, e as testa com usuários.”, a URL ficaria assim:

publicidade

www.exemplo.com#texto=normalmente%20a%20com%20usuarios

A funcionalidade está nos estágios iniciais de desenvolvimento,logo, pode ser que ela demore muito para chegar ao Chrome. Também é possível que o Google decida não implementar o recurso – já que o próprio Bokan admitiu que essa adição pode bugar alguns sites que usam o sistema de âncora para armazenar dados. Mas vamos aguardar! 

publicidade

Via: Android Police