O Google lançou hoje uma nova extensão do Chrome que permite que você sinalize sites suspeitos. A chamada Suspicious Site Reporter, oferece uma maneira rápida de informar se aquele não é um site confiável, com o intuito que esses sejam inclusos no índice de navegação seguro da empresa, usado pelo Chrome e por vários navegadores de terceiros. Na prática ela irá funcionar adicionando uma sinalização laranja se encontrar algo duvidoso sobre a página que você está visitando e permite você mandar relatórios para denunciar algum site.

A extensão coloca um sinalizador na barra do seu navegador que muda de cor com base em quão legítimo ele acha que um determinado site é. Como ele fica laranja para qualquer site que não seja um dos 5 mil principais. O Google também está lançando um novo aviso no Google Chrome que cria um obstáculo antes de você visitar um site que está potencialmente tentando induzi-lo a desistir de suas credenciais ou fazer o download de malware.

publicidade

Se encontrar algo realmente desagradável, você poderá notificar o Google facilmente clicando no botão Enviar Relatório, mandando para o Google o URL do site, uma captura de tela e todo o HTML do site. No anúncio do gigante de tecnologia, a extensão é para “usuários avançados” – presumivelmente, isso significa administradores de sistemas, mas aparentemente qualquer um consegue acessá-la e enviar uma notificação.

 

publicidade

Reprodução

 

publicidade

Além disso, o Google está lançando um novo recurso para o Chrome 75 que pode impedir que você carregue sites enganosos. Se você tentar carregar go0gle.com em vez de google.com, por exemplo, o navegador emitirá um aviso de página inteira. “Esse novo aviso funciona comparando o URL da página em que você está atualmente aos URLs das páginas que você visitou no passado”, explica a equipe.

 

publicidade

Via: Engadget