Durante a Computex, feira de computação realizada em Taiwan, a Asus anunciou um notebook com uma característica bem peculiar: o Zenbook Pro 15 UX580 troca o tradicional touchpad por uma tela sensível ao toque.

Chamada ScreenPad, a tela extra tem 5,5 polegadas, resolução Full HD e pode funcionar de diversas maneiras diferentes. Ela pode rodar um app extra, por exemplo, assim como exibir controles de reprodução de mídia enquanto o usuário assiste a um filme ou ouve música. Outra opção é servir como uma extensão da tela principal, mostrando partes de um site da web que não cabem no outro display.

Apesar de ser uma touchscreen, ela é usada na navegação como um touchpad convencional: não basta tocar em um elemento da tela para abrir um app, por exemplo. É preciso levar o cursor do mouse até o ícone e clicar duas vezes para iniciar a execução do software.

publicidade

ScreenPad de lado, o Zenbook Pro 15 tem especificações técnicas de respeito: ele pode ter processador Intel Core i5, i7 ou até i9, 16 GB de RAM e GPU Nvidia GTX 1050. A tela principal, de 15 polegadas, tem resolução 4K UHD, e o aparelho ainda tem um sensor de digitais para biometria. A Asus promete até 9,5 horas de uso na tela principal, e 5 horas na bateria com uso intenso da ScreenPad.

A Asus também planeja lançar uma versão menor, com tela de 14 polegadas. Ela teria uma dobradiça especial que deixaria o teclado levemente inclinado a partir da traseira quando estivesse aberto, facilitando a digitação. Além disso, ele também deve ter uma câmera infravermelha para uso do reconhecimento facial Windows Hello.

Os notebooks são voltados para profissionais de criação, como edição de imagens, vídeos e outras coisas. Eles vão ser lançados em julho nos Estados Unidos custando a partir de US$ 2,3 mil.