O Android P só deve ter seu nome oficializado em agosto, junto do lançamento oficial do sistema, mas a fabricante de celulares chinesa Huawei pode ter furado a surpresa do Google. Em conversa com um cliente, o suporte técnico da companhia mencionou o nome “Android Pistachio”.

O usuário em questão perguntou se seu celular, modelo P9 Lite Mini, seria atualizado para o Android 8.0 (Oreo). Em uma das respostas do representante da Huawei, é dito que o aparelho receberia o Android Pistachio.

publicidade

Reprodução

Existe uma possibilidade real de que o nome Android Pistachio seja apenas um codinome interno que acabou exposto por engano pelo funcionário da Huawei. Em fevereiro, a Bloomberg chegou a apontar que o sistema era chamado internamente de “Pistachio Ice Cream” (“sorvete de pistache”). O Google pode ter abandonado o “ice cream” no nome, encurtando para apenas “Pistachio”.

publicidade

Também vale a pena notar que o Google tem um histórico rico de despistar o público em relação aos nomes do Android. Todos apostavam que o Android K seria chamado de “Key Lime Pie” (“torta de limão”), mas a empresa fechou uma parceria com a Nabisco para usar a marca “KitKat”. Da mesma forma, o Google deu alguns sinais de que o Android N se chamaria “Nutella”, mas no final a empresa decidiu batizá-lo como “Nougat”.

O “Pistachio” pode ser mais um despiste do Google. Outros nomes que foram ventilados nos últimos meses também incluem “Pie” (“torta”) ou “Pecan Pie” (“torta de noz pecã”), “Peanut butter” (“manteiga de amendoim”), “Pancake” (“panqueca”) e “Popsicle” (“picolé”).

publicidade