O sistema de piloto automático da Nissan, implementado em 2016, permite uma condução semiautomática de alguns dos veículos da marca. Agora, a empresa está preparada para expandir esse recurso a partir do ProPilot 2.0, que será integrado aos veículos da linha Skyline, no Japão.

Dentre as novas funcionalidades, há a opção do sistema guiar o carro de forma automática quando ele estiver em uma linha reta. O sistema controlará o veículo enquanto não houver a necessidade da mudança de faixas.

publicidade

Mesmo que o motorista possa manter as mãos longe do volante, o sistema estará monitorando para garantir que o condutor está prestando atenção na estrada e esteja pronto para assumir o controle, se necessário.

Concebido exclusivamente para a condução em autoestradas, o novo sistema está ligado ao GPS do veículo, para ajudar a manobrá-lo de acordo com um percurso predefinido. Para habilitar o sistema, o motorista deve criar um itinerário antes de entrar na rodovia. Na sequencia, a plataforma será ativada para auxiliá-lo  até que atinjam a saída correspondente.

publicidade

O novo ProPilot também determina o momento ideal para que o motorista possa ultrapassar outros veículos, a partir das informações que ele tira do GPS e de um sensor de 360 graus integrado ao carro. O motorista possui uma indicação sonora e acústica, que o lembra de manter as duas mãos ao volante quando uma manobra deve ser realizada.

Nissan

publicidade

O foco da Nissan está em facilitar a navegação dos veículos em rodovias. Esse sistema é bastante similar à maneira como o piloto automático da Tesla funciona, já que ele também é combinado com o sistema de navegação. As melhorias de sistema na linha Skyline chegarão no segundo semestre deste ano. Não há notícias sobre quando a funcionalidade estará disponível em outras regiões ou em outros modelos.

VIA: Engadget

publicidade