A Netflix vai adotar uma nova política que vai diretamente contra tudo que a empresa fez até hoje. A companhia confirmou que lançará três filmes nos cinemas com exclusividade temporária, o que significa que esses filmes estarão nas telonas antes de estarem disponíveis na plataforma via streaming.

Entre os filmes em questão estão “Roma”, um drama do conceituado diretor Alfonso Cuarón, que ficará por um tempo nas salas de cinema antes de chegar à plataforma no dia 14 de dezembro. Também estão inclusos nisso “Ballad of Buster Scruggs”, a nova produção dos irmãos Coen, e “Brothers and Bird Box”, um filme num cenário pós apocalíptico estrelado por Sandra Bullock.

publicidade

A justificativa para essa mudança é simples. A Netflix tem sido boicotada em festivais de cinema e premiações por sua política de privilegiar a plataforma de streaming. Isso fez com que nenhum dos longas da empresa fosse habilitado a concorrer a um Oscar, por exemplo. O festival de Cannes também vetou a participação dos longas da empresa.

Isso é um problema maior do que parece. Alguns diretores veem a possibilidade de concorrer a um Oscar como um diferencial na hora de decidir em que plataforma colocarão seu filme. Isso colocou a Netflix em desvantagem contra serviços como o da Amazon, que se mostrou mais flexível com a exibição com exclusividade temporária nos cinemas.

publicidade

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo