A Netflix alcançou nesta semana um feito histórico. A empresa, que se tornou o império de mídia que é hoje em dia, conseguiu se juntar ao MPAA (Motion Picture Association of America), o grupo mais poderoso de lobby de Hollywood que representa os estúdios de cinema.

É a primeira vez que uma empresa nascida na internet e que não nasceu como um estúdio de cinema ganha acesso à organização, que já tem 97 anos de história. Com isso, a Netflix ganha cada vez mais força como empresa não apenas de distribuição via streaming, mas como uma produtora forte de conteúdo original.

publicidade

Faz todo o sentido que a Netflix seja reconhecida como uma produtora, já que a companhia produz seriados e filmes em um ritmo assombroso. A companhia também já obteve indicações ao Oscar, sendo que o longa Roma está entre os candidatos para a categoria de melhor filme do ano.

A MPAA tem também uma ação muito importante no combate à pirataria e proteção a direitos autorais. O órgão é conhecido por apoiar normas rígidas de controle da internet, como foram o caso de projetos como SOPA e PIPA, que foram alvos de grandes protestos por restringirem consideravelmente a liberdade de tráfego online.

publicidade

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo