Com a popularização dos serviços de streaming, diversas empresas querem conquistar uma fatia desse mercado, que não pára de crescer. E muitos estúdios já estão retirando filmes e séries que são de sua propriedade, de concorrentes como a Netflix, já que eles pretendem investir em sua própria plataforma. E com a chegada do Disney+ em novembro deste ano nos EUA, muito se especulou sobre o que aconteceria com seu conteúdo presente em outras plataformas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo The Hollywood Reporter, 28% dos assinantes da Netflix informaram que cancelariam suas assinaturas do serviço, caso o conteúdo da Disney saia da plataforma. Os dados foram retirados de uma pesquisa que mostra os hábitos de streaming de 2.201 adultos americanos. Esse percentual representa uma grande parcela, mas são apenas previsões e não fatos.

publicidade

A principal razão apontada para esse encerramento de assinaturas é a perda do conteúdo que, hoje, inclui diversos filmes do universo Marvel, Star Wars e muitas atrações infantis. O catálogo da Netflix dos EUA é muito mais extenso que o de outros países, mas a porcentagem de filmes da Marvel e da franquia de Star Wars é mínima. Logo, parece bastante improvável que os usuários sacrifiquem todo o restante do conteúdo apenas por não ter alguns filmes que eles gostam, que já viram ou tem em formato físico.

A intenção de deixar a Netflix varia dependendo do conteúdo e da idade. Os fãs da Marvel entre 18 e 35 anos são os mais aborrecidos com a ideia de que o serviço pode perder todo o conteúdo da Disney. Dos entrevistados, 35% deste grupo garantem que cancelarão sua assinatura.

publicidade

Mesmo não levando a pesquisa como verdade absoluta, devemos concordar que o Disney+ pode mudar completamente o mundo do streaming pelo simples fato de que muitos usuários não podem pagar múltiplas assinaturas de uma só vez. Com a chegada da “turma do Mickey” ao setor, muito terão de escolher e, por diversos fatores (leia-se o combo “Marvel + Star Wars + Pixar”), a Netflix pode sair perdendo. Ou precisa de um plano B urgente. 

Fonte: Hollywood Reporter / via SlashFilm