A Netflix encerrou no último sábado (6) o suporte ao Air Play para dispositvos iOS, alegando que mudanças nas diretrizes do serviço impuseram “limitações técnicas” que impedem um controle de qualidade do streaming. 

Recentemente, a Apple havia anunciado diversas parcerias com produtoras de TV para que elas suportassem o AirPlay 2. Em janeiro, até mesmo a Samsung disse que passou a integrar em suas novas televisões o AirPlay 2 e, portanto, poderá espelhar qualquer conteúdo de dispositivos iOS em seus equipamentos. Entretanto, de acordo com o porta-voz da Netflix, a mudança impede o reconhecimento do aparelho como sendo uma AppleTV e isso torna impossível para o serviço de streaming garantir que os usuários estão recebendo uma experiência da melhor qualidade. 

publicidade

Não podemos distinguir qual é o dispositivo, não podemos realmente certificar os dispositivos … então tivemos que desligar o suporte”, disse o porta-voz. A notificação já atingiu a página de suporte da Netflix, que inclui a frase “O Airplay não é mais suportado para uso com a Netflix devido a limitações técnicas”.

Reprodução

publicidade

Contudo, a decisão do serviço de streaming gerou certas dúvidas, já que o AirPlay permite, desde 2013, a conexão do iOS com uma TV diretamente e não tiveram mudanças o suficiente no recurso que justificassem seu cancelamento. Por essa razão, sites como o The Verge, suspeitam que a Netflix teve outras motivações por trás da decisão. 

A principal suspeita é de que o lançamento da Apple TV+, serviço de streaming próprio da Apple e que concorrerá com o Netflix, tenha influenciado no cancelamento do suporte. E não seria a primeira vez que uma guerra fria como essa acontece: a Amazon parou de suportar o ChromeCast durante três anos, usando o seu próprio dispositivo, o Amazon Fire TV. 

publicidade

De qualquer modo, independente do motivo do cancelamento, os usuários de dispositivos Apple poderão continuar assistindo Netflix na sua televisão se ela já tiver o aplicativo embutido. Caso não, ainda existe a opção de utilizar o ChromeCast ou um cabo HDMI conectado diretamente na TV. Entretanto, infelizmente, a forma mais conveniente de acessar o aplicativo se foi com a decisão do Netflix.

Via: The Verge

publicidade