Quando foi lançada pela Netflix há dois anos, “13 Reason Why” causou muita polêmica por conta de seu conteúdo delicado e cenas consideradas pesadas. Agora, se você decidir assistir novamente à primeira temporada da série, não verá mais a cena em que Hannah Baker (Katherine Langford) tira a própria vida. Essa foi uma decisão conjunta da Netflix e da equipe responsável pelo show.

A cena em questão apresentava Hannah dentro de uma banheira, em sua tentativa de suicídio, retratada em uma longa sequência de três minutos e que apresentava detalhes bastante gráficos do que aconteceu. A medida foi tomada pouco antes da estreia da terceira temporada, e segue as recomendações de médicos e especialistas.

publicidade

O anúncio do corte no episódio foi feito na conta oficial da série no Twitter. Além do corte no episódio disponível no serviço de streaming, a Netflix afirma que vai ficar de olho em sites de compartilhamento de vídeo para que a cena não seja postada em nenhum outro lugar.

Com o passar dos anos, o suicídio se tornou uma pauta cada vez mais discutida. Com a estreia da série, muitos pesquisadores começaram a perceber o impacto da história na vida das pessoas. Em maio deste ano, o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA liberou um estudo que informa um aumento de 29% na taxa de suicídios entre jovens de 10 a 17 anos. Mesmo assim, os pesquisadores não atribuíram esse aumento à série da Netflix. Eles acreditam que a história contada nos episódios encoraja o debate de temas delicados e que, normalmente, não são tão expostos.

publicidade

Além dessa edição na cena, a Netflix disponibilizou um site, que leva o nome da série, e que possui os telefones de serviços de prevenção ao suicídio em todo o mundo. O site também possui vídeos dos atores da série que encorajam os internautas a procurarem ajuda.  

Via: Engadget

publicidade