A Netflix planeja variar um pouco o formato dos conteúdos na plataforma. Segundo reportagem da Bloomberg, a empresa vai lançar um episódio interativo de “Black Mirror” até o fim deste ano, com diferentes finais para o espectador escolher conforme a história se desenvolve. O capítulo vai fazer parte da quinta temporada da série, que, como aconteceu em 2016 e 2017, deve ser toda disponibilizada nos últimos dias de 2018.

A iniciativa é mais uma ideia da Netflix para atrair novos clientes, conforme explica a matéria. Há muita variedade de conteúdo na plataforma de streaming, mas quase nenhuma foge do padrão de 30 ou 60 minutos para episódios ou de cerca de 1h30 para filmes.

publicidade

Para não dizer que não há nada de diferente, a própria empresa já experimentou o formato de “escolha seu final” em uma produção do Gato de Botas, aquele personagem de Shrek. Em “Gato de Botas: Preso Num Conto Épico”, o espectador, entre outras opções, escolhe que adversário o protagonista vai enfrentar na história. O recurso, porém, só funciona em smart TVs e no iOS – nem adianta tentar abrir o filme no navegador ou no app para Android.

O formato interativo ainda deve ser aproveitado no projeto envolvendo o game Minecraft, sobre o qual falamos aqui. A produção estava sendo desenvolvida em parceria com a Telltale, que praticamente encerrou as operações na semana passada. Mas, segundo a Bloomberg, os episódios já estavam praticamente prontos e devem ser lançados também até o fim do ano.

publicidade

O desafio para a Netflix vai ser conciliar os esforços com os custos e o retorno. O roteiro para um episódio ou filme com múltiplos finais é bem mais longo do que o de um capítulo normal, o que gera gastos consideravelmente mais altos com atores e produção.

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo