O Brave é um navegador que promete garantir a privacidade da navegação e que agora também quer premiar seus usuários: ele vai começar a dar moedas virtuais para quem assistir a anúncios.

Criado por Brendan Eich, antigo CEO da Mozilla, o Brave foi lançado no ano passado, mas uma atualização anunciada pela empresa adiciona um recurso bem diferente do encontrado em outras opções do mercado. Usuários que aceitarem assistir a anúncios publicitários dentro do navegador vão ganhar algumas criptomoedas próprias do Brave.

Essas moedas, no entanto, não vão poder ser trocadas por dinheiro real por usuários convencionais. Elas vão poder ser distribuídas para os criadores de conteúdo preferidos da pessoa, ou então, no futuro, para desbloquear conteúdo pago dentro do navegador.

Segundo os criadores do Brave, os anúncios exibidos para usuários vão ser definidos com base nos hábitos de navegação, mas nenhum dado da pessoa vai ser compartilhado fora do browser. O Brave também promete que o usuário vai ficar 70% da receita do anúncio assistido para distribuir com os criadores de conteúdo que desejar.

publicidade

Usuários interessados em testar o novo recurso podem se inscrever no programa de acesso antecipado do navegador pelo site oficial do Brave.