Marque na sua agenda: dia 26 de novembro é dia de acompanhar um pouso de uma sonda da NASA em Marte. Vai ser a primeira vez em seis anos que a agência espacial norte-americana vai transmitir a chegada de uma de suas naves ao solo do planeta vermelho.

A sonda em questão é chamada InSight, e foi lançada em direção a Marte no dia 5 de maio. Ao chegar no nosso vizinho, a InSight vai estudar o “interior profundo” de Marte para coletar dados que ajudem cientistas a entender a formação de planetas rochosos – o que deve contribuir inclusive para pesquisas sobre as origens da Terra.

publicidade

A última vez que a NASA transmitiu um pouso em Marte foi em 2012: foi quando a sonda Curiosity iniciou sua missão no planeta vermelho.

A transmissão do pouso em Marte vai ser feita pelo site da NASA, assim como pelo Twitter e Facebook. A previsão é que a sonda chegue ao nosso vizinho por volta das 17h (horário de Brasília).

publicidade

Caso você não consiga acompanhar esse pouso, não deve precisar esperar mais seis anos para poder assistir a outro: a NASA planeja lançar a missão ExoMars para Marte em 2020 com um objetivo muito mais importante: buscar sinais de vida no planeta.