A Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia) estão trabalhando juntas em pesquisa sobre como evitar a colisão de asteroides com a Terra. Na semana passada, os cientistas dessas duas agências reuniram-se em Roma, para discutir uma missão de “Avaliação de Impacto e Deflexão de Asteróides”, também chamada de Aida.

A missão tem o objetivo de enviar uma pequena espaçonave para o corpo rochososo “65803 Didymos” em julho de 2021. O impacto da nave DART de 500 quilos durante colisão com asteroide deve ser suficiente para mudar a órbita e velocidade do objeto. Um mecanismo equipado na DART será acionado segundos antes da colisão para tirar fotos.

O projeto testará a possibilidade de destruir um corpo em rota de colisão com a Terra ou, pelo menos, desviar sua rota. Ian Carnelli, cientista da ESA, explicou que a Aida será como “uma apólice de seguro da Terra”.

A ideia é que, em 2023, a ESA envie para o mesmo asteroide sua nave Hera, cujo objetivo será pousar em Didymos e estudar as consequências do impacto, como crateras e desvios de rota.

publicidade

Contudo, apesar de toda preparação das agências espaciais, os humanos não devem se preocupar com corpos rochosos atingindo a Terra em um futuro próximo. O site da Nasa é categórico ao afirmar que “nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra pelos próximos 100 anos”.

Via: Uol