A NASA está planejando lançar um novo telescópio que irá ajudar na exploração espacial. Porém, de acordo com informações do CNET, o lançamento do James Webb Space Telescope será adiado para maio de 2020.

A princípio o telescópio de US$ 8 bilhões estaria pronto no início do segundo semestre de 2019, mas a agência espacial afirma que precisa de mais tempo para testes. Aparentemente, problemas técnicos surgiram no ano passado, incluindo no sistema de propulsão, e acabou atrasando o cronograma para o lançamento do telescópio. 

publicidade

“Webb é o projeto de maior prioridade para a Diretoria de Missão Científica da agência e o maior projeto de ciência espacial internacional da história dos Estados Unidos”, explica Robert Lightfoot, administrador interino da Nasa. “Todo o equipamento de voo do observatório está completo. No entanto, as questões com elementos da nave espacial estão nos levando a tomar as medidas necessárias para reorientar nossos esforços”.

O JWST é o sucessor do Telescópio Espacial Hubble, lançado em 1990 e que ajudou nos estudos da matéria escura e a atmosfera de exoplanetas. Além de ele ser maior e mais potente que o Hubble, o telescópio ficará dobrado no compartimento de carga do foguete Ariane 5 e tem que se desdobrar no espaço após o lançamento.