Gordon Moore, co-fundador da Intel, disse, em 1965, que os processadores dobrariam sua capacidade a cada 18 meses. Essa espécie de profecia foi batizada como Lei de Moore. E, com o passar do tempo, ela deixou de representar a realidade dos processadores. No entanto, os fabricantes de memória parecem ainda levar o desafio da Lei de Moore a sério — mais armazenamento em espaços cada vez menores. E a SanDisk mostra isso na prática, com um cartão microSD com capacidade de 1TB. 

Com o nome de SanDisk Extreme® 1TB UHS-I microSDXC™, o modelo oferece uma velocidade de leitura muito de 160 MB/s e velocidade de escrita de 90 MB/s. Já o preço do item é que não é dos mais convidativos: ele custará US$450, mais que o dobro dos US$ 200 cobrados no cartão de 512GB. Ele deverá ser lançado já em abril deste ano, inicialmente nos EUA e Europa.

publicidade

Reprodução

A concorrência também avança nos cartões de 1TB

publicidade

A Micron e a Western Digital também revelaram cartões de memória microSD de 1TB. Os produtos chegam pouco depois do início das vendas dos primeiros cartões de memória de 1 TB SDXC da Lexar.

No entanto, o cartão da Micron, com tecnologia QLC NAND de quatro camadas e 96 células, pode escrever um pouco mais rápido — velocidade de 95 MB/s, comparada aos 90 MB/s do concorrente. Isso é rápido, mas muito abaixo da velocidade máxima de 950 MB/s prometida pelos cartões microSD Express da próxima geração.

publicidade

A Micron ainda não indicou nenhum preço para o seu próprio cartão de 1TB. O que se sabe é que ele começará a ser vendido no segundo trimestre de 2019.

 

publicidade