O incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro no último domingo levou também cerca de 90% do acervo de 20 milhões de peças da instituição. Mas a Wikipedia quer salvar pelo menos a memória dos objetos perdidos com uma campanha iniciada nesta semana.

Pelo Twitter, a enciclopédia online começou a pedir que usuários compartilhem suas fotos dos itens do Museu Nacional. A ideia é que as imagens sejam disponibilizadas para todos os outros usuários no Wikimedia Commons, banco de fotos da fundação responsável pela Wikipedia, e também sejam usadas para ilustrar artigos no site.

publicidade

O Museu Nacional do Rio de Janeiro era um dos principais na América Latina. A instituição tinha em seu acervo inúmeros fósseis de dinossauros, múmias e sarcófagos, objetos das civilizações grega, romana e etrusca e artefatos de culturas indígenas.

Uma pequena parte da coleção ainda foi salva, mas a vice-diretora do Museu, Cristiana Serejo, estima que cerca de 90% do total foi destruído pelo incêndio.

publicidade

Como colaborar?

Se quiser contribuir com alguma foto do acervo do Museu Nacional para a Wikipedia, o processo é simples. No PC, acesse o site da Wikimedia Commons, clique em Upload no canto superior direito, faça login (se não tiver conta, dá para criar aqui) e selecione os arquivos.

publicidade

Depois, coloque um título e uma descrição para a imagem, incluindo “Museu Nacional, Rio de Janeiro” na categoria dela para facilitar a identificação.