Ao longo do último ano, multiplicaram-se os casos de extensões do Chrome que coletavam dados de usuários irregularmente ou até mesmo usavam os PCs das vítimas para minerar criptomoedas sem avisar. Diante disso, o Google anunciou mudanças para tornar as extensões mais seguras, mas o que a empresa não avisou é que isso também pode afetar consideravelmente os complementos mais queridos pelo público: os bloqueadores de anúncios.

A reclamação vem de Raymond Hill, desenvolvedor de extensões populares como uBlock Origin e uMatrix. Segundo ele, as mudanças previstas para o Chrome, que estão registradas nas páginas do projeto Chromium, que serve de base do navegador do Google, devem causar problemas em várias APIs, que podem afetar negativamente as extensões de adblockers.

publicidade

A explicação está na versão do manifesto do Chrome, que desde 2012 está em sua versão 2; essa função determina o que cada extensão pode acessar e o que não pode acessar por meio das APIs, as ferramentas de desenvolvimento que permitem integração dos complementos com o navegador. Com a chegada da versão 3, várias APIs devem passar por mudanças drásticas que quebrarão várias extensões para o Chrome.

Na prática, a explicação de Hill é que a versão 3 é que existe uma API chamada webRequest que seria substituída por outra chamada declarativeNetRequest, que é consideravelmente mais limitada e pode afetar as extensões bloqueadoras de anúncios.

publicidade

A mudança do Chrome teria seus benefícios em termos de desempenho. Essas APIs comandam o que as extensões podem ou não bloquear em termos de requisição de rede e, com a mudança, o navegador não precisaria aguardar que extensões validem o que pode ou não ser carregado, agilizando o processo. No entanto, isso tende a impactar os complementos que dependem de realizar essas modificações, que é o caso do uBlock, por exemplo.

É importante notar, no entanto, que a versão 3 do manifesto ainda está em desenvolvimento, o que significa que o Google ainda pode mudar de ideia e as coisas permanecerem como antes, mas é bom ficar de olho.