A Mozilla, organização por trás do Firefox, está trabalhando em um novo navegador que poderá ser controlado por voz, dispensando mouse e teclado. Chamado de Scout, o projeto parece estar em fase inicial de desenvolvimento e foi revelado na agenda de um encontro de funcionários da empresa, de acordo com reportagem do Engadget.

O projeto vai ser o tema de uma das apresentações do encontro, que será ministrada por uma engenheira de software da empresa. Segundo o resumo da palestra, a ideia ainda é discutir a arquitetura e os componentes chave para construir uma plataforma de voz, além dos desafios impostos pelas limitações dos softwares existentes.

publicidade

A Mozilla foi procurada pelo Engadget e pelo Cnet, mas não quis comentar o que descreveu como um projeto ainda em estágio inicial. Um porta-voz se limitou a dizer que “espera discutir esses esforços publicamente quando estiverem mais desenvolvidos”.

De toda forma, o projeto Scout já é visto, ao menos pelo Cnet, como uma possível solução para reverter a queda de popularidade da Mozilla no mercado de navegadores. Hoje, pelos dados da W3C, o Firefox detém apenas 11,2% do mercado de browsers. Além disso, a iniciativa pode marcar a entrada de uma organização sem fins lucrativos nessa área de controles por voz, que hoje tem Google, Amazon, Microsoft e Apple competindo umas com as outras.