O caso da Cambridge Analytica, que guardou dados de 50 milhões de usuários do Facebook sem consentimento deles, abriu uma grande discussão relacionada à privacidade na rede social. A Mozilla quer auxiliar usuários que querem dar a menor quantidade de informações para o Facebook, e para isso lançou uma extensão para o navegador Firefox que evita a coleta de dados pelo Facebook.

A extensão chama “Facebook Container” e foi feita para funcionar especificamente com o Facebook. Quando está ativada, páginas do Facebook abrem em uma aba especial que isola a rede social de outras áreas da web, impedindo a coleta de informações sobre o que você faz na internet.

publicidade

De certa forma, a extensão cria uma “aba anônima” exclusiva para o Facebook. O usuário consegue fazer o que quiser dentro da rede social na aba especial, mas fora dela é como se ele não estivesse logado: assim, o Facebook não consegue coletar dados seus através dos botões “Curtir” e “Compartilhar” espalhados por diversos sites da web.

A extensão em si não evitaria casos como o vazamento da Cambridge Analytica, que ocorreu a partir da coleta de dados por um professor acadêmico que repassou informações obtidas com consentimento dos usuários para a empresa, mas ajuda quem está desconfiado do que o Facebook faz com os dados. Quanto menos informações a rede social puder coletar, melhor.