A Mozilla, organização sem fins lucrativos que desenvolve o navegador Firefox, tem sido alvo de críticas nos últimos dias por conta de ação de marketing que deu errado. A ação envolveu a instalação forçada de uma extensão no browser de algumas pessoas.

Como relata o The Verge, tudo começou quando usuários do programa de testes do Firefox revelaram no fórum de suporte da Mozilla o surgimento de uma estranha extensão chamada “Looking Glass”. O plugin surgiu repentinamente e vinha desativado por padrão.

publicidade

As pessoas que denunciaram a tal extensão disseram que nunca haviam baixado algo parecido. Na descrição do plugin, vinha a frase, em caixa alta, “MY REALITY IS JUST DIFFERENT THAN YOURS”, que se traduz como “minha realidade é simplesmente diferente da sua”, uma referência a “Alice no País das Maravilhas”.

Diante da preocupação de usuários que acreditavam se tratar de um vírus, a Mozilla apareceu no fórum para explicar. Segundo a organização, o “Looking Glass” é uma extensão feita para promover a série “Mr. Robot”, que teve sua terceira temporada encerrada há uma semana e que já foi renovada para uma quarta.

publicidade

O plugin foi feito como parte do jogo de realidade alternativa da série, uma ação de marketing feita para promover “Mr. Robot” através de um jogo de quebra-cabeças no mundo real. Desenvolvedores da Mozilla e do canal USA, que exibe a série nos Estados Unidos, fizeram a extensão.

Além disso, o plugin servia apenas para alterar algumas informações em sites específicos ligados à série, e só começava a funcionar se o usuário o ativasse manualmente. Ainda assim, a Mozilla foi criticada por inserir uma ação de marketing no Firefox sem o consentimento dos usuários.

publicidade

Apenas uma parcela de pessoas com o Firefox receberam o “Looking Glass”, que foi instalado na versão de testes do navegador que tem permissão do usuário para receber mudanças automáticas. Em resposta às críticas, a Mozilla passou a disponibilizar o plugin em sua loja oficial de extensões para Firefox.