A Mozilla pode mudar sua estratégia para o Android. A fundação, que sempre foi sinônimo do navegador Firefox, deve começar a abandonar o aplicativo para lançar um novo browser, com características significativamente diferentes, segundo Emily Krager, desenvolvedora na Mozilla.

Segundo ela, o principal navegador da empresa para o Android entrou em fase de manutenção, o que significa que ele deve continuar recebendo atualizações de segurança e estabilidade, mas não deve receber novas funções. O motivo para isso é que a Mozilla já está olhando para a frente e projetando um novo navegador.

O site PhoneArena observa que a Mozilla mantém um projeto de codinome “Fenix” no GitHub, que é descrito de forma muito interessante: “não é o navegador para os seus pais”. O que isso significa? É provável que o aplicativo aposte em algum tipo de elemento de interface novo, que o diferencie bastante do que é o Chrome, que é o beabá do navegador móvel para Android. Não seria surpresa imaginar algo como o Opera Touch, um browser que introduz um modo novo de navegar, embora ainda seja um app altamente experimental.

publicidade

Atualmente, a Mozilla tem quatro navegadores para Android:

  • Firefox, o seu navegador principal;
  • Firefox Focus, focado em desempenho e privacidade;
  • Firefox Rocket, exclusivo para alguns países;
  • Firefox Klar, restrito para outros países.

Com o Fenix, é provável que a Mozilla procure oferecer alguma coisa diferenciada, voltada para algum nicho mais específico. Pela descrição no GitHub, parece ser um navegador mais voltado para o público jovem, mas só saberemos no ano que vem, quando poderemos esperar novidades, segundo Krager.